Image for post
Image for post

Primeiro passo que muita gente ignora no início da vida de programador é a LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO.

Lógica é e sempre será a base em programação para toda e qualquer linguagem que você queira aprender/usar. A sintaxe de uma linguagem é importante para estruturar/implementar toda a lógica já pensada para resolver um problema, então, conhecer alguma linguagem profundamente é muito importante, mas não o mais importante.

Outro ponto que as pessoas pecam muito, é em avaliar seu nível de senioridade como desenvolvedor ou engenheiro de software, muitas pessoas avaliam sua senioridade pelo nível de conhecimento sobre uma linguagem e avaliar somente esse ponto de uma maneira isolado abre muitas brechas para uma auto-avaliação equivocada. Eu, quando mais novo achava que ter determinado conhecimento técnico era o mais importante para “subir” de cargo, não estou dizendo que não é importante, é importante, mas, novamente, não o mais importante. Há problemas que você só passará quando vivenciar determinado momento. Por exemplo, quando há um problema em produção, um bug que impede seu cliente ou sua empresa de faturar, algo que afeta os meios de pagamento, geralmente esse tipo de problema tem prioridade máxima, dificilmente pessoas mais júnior nunca viveram isso ou não tem tanta experiência, TENDEM (a maioria, mas não todos) a entrarem em pânico, com medo e a chance de cometer um outro erro é ainda maior. …

Alguns aprendizados que levo comigo e que talvez te ajudem na caminhada de dev

Image for post
Image for post
Composição com foto por hesam jr em Unsplash

Durante a minha carreira como desenvolvedor, recebi algumas dicas que têm me ajudado muito na melhoria contínua no meu desenvolvimento profissional e pessoal. Vou reproduzir algumas delas neste post para programadores iniciantes e nem tão iniciantes assim, com o objetivo de que elas se espalhem por aí. Para segui-las, em sua maioria, não é necessário nenhum esforço técnico. Apenas força de vontade. Vamos lá?

Dica 1: diga a verdade

Quando não souber fazer algo, diga a verdade. Isso porque se você estiver conversando com um programador mais experiente ele vai perceber que você não está seguro e pode fazer perguntas mais complexas ainda, fazendo você passar vergonha. Ou, se você tiver contato com alguém menos técnico no trabalho, essa pessoa pode te indicar para fazer um trabalho em uma tecnologia que você não domina e você receberá a cobrança como se dominasse. Então, sempre assuma quando não sabe algo. …

Com IntelliJ IDE (JAVA + Spring Cloud Function)

Image for post
Image for post

Durante o processo de testes para a AWS Lambda, eu tive alguns problemas, tipo:

· Configuração complexa;

· Demora no deploy do arquivo jar;

· Problemas que só aparecem em “produção”;

· Dependendo da implementação, não há como testar localmente;

Se você também já passou por isso, vem comigo que vou tentar mostrar um tutorial de como passei por esses obstáculos. Bora lá?

Pré-requisitos para fazer esse tutorial:

· Ter instalado o IntelliJ IDEA;

· Ter instalado o Docker;

· Ter implementado a segunda parte do tutorial sobre como criar AWS Lambda com Spring Cloud Function, neste…

Spring Cloud Function x SDK AWS

Image for post
Image for post

Você sabe o que é Lambda? Se você quiser entender um pouco mais sobre esse serviço da AWS e por a mão na massa, esse post é pra você. AWS Lambda é um serviço (serveless) que executa o código de tempos em tempos dado um estímulo/evento de “entrada”. O serviço tem suporte às principais linguagens e plataforma do mercado, tais como: Java, Pyhton, Node.JS, .NET Core, e Go.

Além disso, os serviços Lambda só são cobrados pelo consumo da execução deles, ou seja, você só paga por aquilo que usar. Mas cuidado! …

Vamos conversar um pouco sobre as habilidades que não são técnicas?

Image for post
Image for post
Photo by Skye Studios on Unsplash

Cada vez mais o mundo corporativo pede de nós não só as competências técnicas que sempre foram as requisitadas, mas também as comportamentais. Hoje vamos conversar um pouco aqui sobre essas últimas, também chamadas pelo mercado de soft skills.

No mercado de trabalho atual essas competências têm sido até mais importantes do que as técnicas. As empresas buscam por perfis que sejam alinhados à cultura, mas há um padrão que toda empresa gostaria de ter independente dela. Na verdade, há um padrão que nós como profissionais poderíamos ter e nos esforçar para melhorar. …

Esse é o primeiro post, espero eu que de muitos, nesse estilo sobre livros, não pretendo fazer resumos com spoilers (mas talvez encontre alguns) mas pretendo trazer minha visão do livro e o que ele me agregou.

Antes de mais nada, como esse é o primeiro post, gostaria de deixar claro que ainda não tenho um hábito de leitura “afiado”, mas tenho dedicado tempo a essa atividade, não fui uma criança muito estimulada a leitura, o acesso a livros no interior da Bahia não era dos melhores e o custo (apesar de hoje serem bem baratos para mim) um dia não foi assim e acabavam por não serem prioritários no meu lar e até por isso, hoje em dia não tenho uma leitura dinâmica, apesar de treinar, não consigo fazê-la ainda sem perder boa parte do conteúdo, então tendo a ler 50% mais lento que a maioria das pessoas (essa informação foi baseada na média do tempo que as pessoas levam para ler livros na Amazon) o que torna o desafio para mim interessante. …

Algumas técnicas para facilitar o aprendizado contínuo

Image for post
Image for post

Quais são as coisas mais importantes que podemos fazer na vida? Enriquecer? Ter uma família? Mudar o mundo? Obter todo o conhecimento do mundo?

De tudo que é possível ter, algo que eu acredito que é muito importante para nós, como seres humanos, é a constante evolução, seja em alguma área pessoal ou profissional.

Gostaria de abordar aqui no Blog um tema que me fez e faz pensar bastante, que é o aprendizado contínuo. Inúmeras vezes me peguei incerto de como fazer algo, como aprender algo novo, e por não ser uma pessoa autodidata, tinha muitos problemas em aprender sozinho.

Assim como qualquer profissional de qualquer área, hoje em dia nós, profissionais da área de TI, estamos numa constante procura por adquirir novos conhecimentos. Recentemente comecei a estudar metodologias para deixar meu aprendizado mais consistente e relevante, afinal de contas, não adianta muito aprender e não aplicar, não é mesmo? …

About

Diogenes Victor Medeiros Rabelo

Desenvolvedor web — Cristão — Casado — Aprendendo sempre.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store